quinta-feira, 14 de maio de 2009

A tortura e o riso

Detesto o Sílvio Santos, sempre detestei. Embora tenha tido de me interessar por ele, e por sua trajetória, já que a comunicação e as mídias sempre estiveram no centro de minhas atenções profissionais, em especial como professor, eu o avalio como espécime a ser eliminado pela história... e pelos bons costumes. Ele chafurda na ignorância alheia, e se utiliza de seu excepcional talento de comunicador para estimular baixaria, mediocridade e ambições baratas. Seu feitiço é poderoso, e a crítica soa inócua.
Mas, no domingo passado, dia das mães, o gosto do anfitrião ditou um almoço diante da TV que jorrava Sílvio Santos. Já não estava fácil, mas piorou muito quando presenciei as cenas de tortura explícita, creio que ao vivo, reproduzidas parcialmente no vídeo abaixo. A indignação estragou minha digestão e meu dia. Fiquei pensando se só num país de impunidades, tal o nosso, o responsável por cenas assim sobrevive e se farta. A reforçar o imbecil gargalhante está a família da pequena Maisa, engraçadinha e superdotada, coitada. Não seria hora de um Conselho Tutelar entrar em cena, impedindo que traumas e males maiores sejam impostos à criança, vendo se os pais têm condições morais de manter a guarda, ou se o negócio deles é só grana, como parece. Digo isso porque, minutos depois ela volta ao palco, ainda soluçando, praticamente empurrada.
(Como ainda não descobri como colocar aqui diretamente o vídeo do Youtube, informo só o link, que deve ser copiado e levado ao seu navegador).

Em tempo: partilho com a pequena Maisa essa fobia. Desde que me entendo por gente cultivo esse horror instintivo por máscaras e mascarados. Até aquelas dos carnavais de Veneza chegam a me acuar. O que a gente aprende é conviver com o medo, é disfarçar.

http://www.youtube.com/watch?v=WJbkEeslEZ0



Um comentário:

  1. cedi ao rss e agora consigo ver todas as atualizaçoes de tudo que me interessa!!!

    raramente vejo tv, muito menos sbt. mas sempre simpatizei com o silvio santos, sem muita explicação. uma amigona tem uma foto com ele, quando criança, num avião, voltando da disney, os dois com a mesma camisa listrada, tão simpática a foto! rs.

    acho mais lamentável a infância perdida dessa guria do que o silvio santos, na verdade. não suporto criança-adulta-engraçadinha... e não é culpa dela. não sei de dá para culpar os pais, encantandos por uma vida mais digna, ou o sbt, atraído por uma nova estrela na programação...

    bjs!

    ResponderExcluir