quarta-feira, 27 de maio de 2009

Uns efêmeros dessa vida

Dr. Miguel Srougi é urologista, professor titular da USP, e é, ainda, o médico eleito pelas cabeças mais coroadas da república. No seu consultório são vistos políticos famosos, da esquerda à direita, empresários poderosos, artistas de destaque, e outros que tais. Mas o Dr. Miguel, aos 60 anos, umas 3.000 cirurgias de próstrata realizadas, é também um humanista devotado à medicina. 
Lendo uma entrevista dada por ele, que me foi enviada pelo Paiva, amigo manauara, separei um trecho que reproduzo aqui, na certa influenciado por minha experiência recente:

"Os verdadeiros templos na Terra são os hospitais - não as igrejas. Nas igrejas tem muito ouro, riqueza. Aqui não,  você  conhece o sofrimento, o valor da existência humana. Os orgulhosos e os soberbos ficam humildes, ricos e pobres são iguais; os ruins, os autoritários e os maldosos se tornam condescendentes: eles ficam despidos, tiram a máscara; é aqui que você conhece o que é viver, que resgata para a vida, não em uma igreja qualquer, que o sujeito entra lá, reza dez minutos e sai. Ele pode até sarar, cicatrizar a sua alma.
Mas aqui nós curamos a alma e o corpo. Esse é o verdadeiro templo, onde o ouro é a vida. Você entende o impacto que a desigualdade social tem sobre o ser humano, a pobreza, a falta de instrução causa doenças."

Nenhum comentário:

Postar um comentário