terça-feira, 17 de dezembro de 2019

O SUS merece seu respeito e sua defesa

Aos que, como eu, são apaixonados pelo SUS, por sua sua concepção universalista e pelo bem imenso que (mesmo tendo que matar um Bozo, digo, um leão por dia) vem fazendo ao povo brasileiro e à saúde pública.
E, antes que me perguntam, tenho e uso um bom e caro plano de saúde. E assim, no cotidiano, tento aliviar um SUS subfinanciado, e ter uma assistência com a presteza que minhas condições de saúde hoje exigem. Um padrão que, quando vivi na Bélgica, me era garantido por uma política pública de saúde adequadamente financiada. Mas, importante dizer, que todas as cirurgias mais ou menos complexas, mais de vinte, que a poliomielite e seus desdobramentos me impuseram, desde quando era um bebê, foram todas feitas através do SUS, e seus antecedentes, em alto grau de eficiência, com os melhores profissionais.
Vivesse eu nos EUA, sem dinheiro para um plano de saúde, me restaria a compaixão de uma entidade religiosa, ou a mendicância.
Os brasileiros deveriam ter mais carinho com o SUS, e deveriam se engajar na luta permanente pela sobrevivência digna desse Sistema, dando oxigênio ao trabalho cotidiano de uma legião de grandes, e não raro heróicos profissionais de saúde.
Essa entrevista abaixo é um belo alento.
(postado no Facebook em 21/11/19)

Nenhum comentário:

Postar um comentário